A nossa Horta Comunitária inaugura seus primeiros eventos
Hoje iniciamos nossas primeiras atividades em nossa grande(6.000 metros quadrados) de horta comunitária, com o plantio da famosa árvore africana chamada Moringa Oliefera. Essas sementes vararam o oceano atlântico para então caírem nas nossas mãos. Isso não é coisa pouca não.
Bom, para o plantio convidadamos cerva de 15 membros de nossa comunidade para comparecerem. Infelizmente a maioria não compareceu. Pena porque ainda não descobriram a dimensão do que é e do que se tornará o Projeto Bairro Vivo Zona Oeste. Pelas fotos veremos os resultados de um trabalho de uma pequena equipe que comprareceu. Pequena só no tamanho, pois nós realizamos um grande feito devido, não somente ao ínicio da nossa horta mas porque essas árvores são valiosas. Mais tarde postarei um texto falando sobre as propriedades dessa árvore. Agora preciso ressaltar que as sementes delas nós ganhamos de uma ONG de São Paulo(capital) cujo padrinho principal é o famoso ex-jogador Raí. Inclusive estas fotos abaixo serão enviadas para lá. Pois por conta destas árvores agora será estabelecido um elo e um compromisso com essa Ong, que já é grande e famosa, e que começou como um projeto modesto dentro de uma favela e hoje é referênica nacional e já tem vários outros padrinhos, todos também jogadores famosos.
Plantamos 30 mudas da Moringa Africana, no terreno da horta que já foi tombado e somente aguarda a chegada do calcário para a plicação e correção do solo.
Vejam agora, então, as fotos:
O nosso engenheiro agrônomo o Daniel e o grande Carlão.
A Márcia Zaros (euzinha mesmo)
A Mariele plantando a árvore dela que foi batizada também com o seu nome . A filhinha dela que ainda é um bebê irá um dia visitar a horta e ver a árvore que a mamãe dela plantou e que nela há uma placa com o nome dela
O carlão plantando a árvore dele e que recebeu também o seu nome.
Cada um que foi lá no plantio, pôde batizar sua árvore com seu nome e isso vai ficar pra posteridade, assim que elas já tiverem tronco firme nós colocaremos as plaquinhas nas árvores com o nome científico da espécie e também o nome de batizo.
Este evento também será importante para as aulas de educação ambiental, para os estudantes das escolas que visitarão a horta , porque este evento é uma parte dos vários programas da horta.
Bom, pessoal por hoje é só. Só não, pois eu considero essa, uma pequena grande vitória.
Márcia Zaros
Sou Elis, pesquisando achei este belo projeto mas gostaria de saber mais sobre esta planta.
ResponderExcluirmsn eliscelestino@hotmail.com